no coração da cidade

8 junho 2013
Centro Histórico de Leiria
14h – 20h

O coração de Leiria continua a bater forte.
No centro da cidade. No Centro Histórico.

Para celebrar a diversidade e relembrar a vitalidade de um dos espaços mais emblemáticos de Leiria, a ecO – Associação Cultural e a V-Design, em parceria com os comerciantes do Centro Histórico e com o apoio da Câmara Municipal de Leiria promove uma mostra cultural e urbana.

Durante a tarde do dia 8 de Junho, das 14h às 20h, o trânsito automóvel estará interdito no Centro Histórico de Leiria (CHL) e as ruas cheias de outra vida que não a do quotidiano. Esplanadas na rua, artesanato, gastronomia e doçaria, atividades culturais: passeios fotográficos, dança, exposição de fotografia, desfile de moda, pintura..

Os comerciantes do Centro Histórico terão o seu estabelecimento aberto e dinamizarão o espaço em frente às suas lojas, com decoração, esplanadas, etc.

As ruas estarão animadas por bancas de artesanato e doçaria, bem como por instalações de fotografia da responsabilidade do núcleo de fotografia analógica da ecO – Associação Cultural.

A fotografia será, aliás, a charneira para articular este evento com dois dos parceiros: cinANTROP – Festival internacional de Cinema Etnográfico e Alma Lux Photographia. Este último através da iniciativa Punctum | fotografia pelas ruas e o primeiro através de mosaicos fotográficos em diversos pontos do CHL. O cinANTROP, através da Mediabox, apresentará ainda alguns filmes que serão projetados na Praça Eça de Queiroz (Centro Cívico). O colectivo f/5.6 – Fotógrafos de Leiria terá também uma participação “No Coração da Cidade” através de uma exposição de fotografia representativa do seu percurso, patente na antiga loja do Calvito (defronte do Centro Cívico). Nesse espaço, em simultâneo, poderá o visitante contactar com trabalhos de joalharia e design de Sandrine Vieira bem como a produção de um grupo de artesãs – Margarida Rebelo e Marisa Almeida.

O Centro Cívico é também o local onde decorrerá o Desfile de Moda “Arte em Movimento”, às 17h, em que os modelos são crianças/jovens,que desfilarão com criações construídas por eles próprios, a partir de materiais reutilizáveis. Esta inciativa, que tem também uma divertida componente de dança, terá apresentação de Sónia Clemente (locutora da 94fm) e será resultado de uma parceria com a escola de dança Urban Dance Fusion e a cabeleireira Ângela Lopes.

Os mais pequenos terão também um espaço à sua medida, no Terreiro, graças a um insuflável amavelmente cedido pelo Académico de Leiria, além de poderem (bem como os mais graúdos) participar num Workshop de material reutilizável, de entrada gratuita.

António Sérgio Elias desafia-nos a criar um Toneko solidário, dando asas à imaginação e criando novos personagens, revertendo o valor da inscrição nesta iniciativa, a realizar no local, inteiramente para a APPC.

Também o desporto terá lugar No Coração da Cidade pela mão do ginásio Vivafit, da Gandâra dos Olivais, que se junta a este evento com uma aula de Zumba das 15h00 às 15h45, no Largo Candido dos Reis, Terreiro.

Outras associações, de cariz social, colaborarão também No Coração da Cidade: a InPulsar, que construirá, em plena Praça Rodrigues Lobo, um puzzle gigante, comunitário, em que que cada peça será a expressão individualizada dos transeuntes do seu “Coração da Cidade”; a APPC, que além de um espaço de divulgação dinamizará uma actividade de musicoterapia, entre as 18h30 e as 19h30 e finalmente a Desprotegidos – Associação de Animais em Risco que divulgará o seu trabalho e recolherá donativos, em géneros, para os animais a seu cargo.
Dia 8 de Junho é dia de (re)tomar o Centro Histórico e de fazer pulsar o Coração da Cidade.

ORGANIZAÇÃO:

logos_organização

APOIO:

Brasão_cm-leiria

PARCEIROS:

parceiros

PROGRAMA

17h00 – Desfile “Arte em Movimento”  (Centro Cívico) – Urban Dance Fusion / Ângela Lopes / Sónia Clemente
18h30 – Musicoterapia – APPC
15h00 – Aula de Zumba (Largo Cândido dos Reis – Terreiro) – Vivafit

Em permanência:
Comércio de Rua