estilhaçosexposiçãofotografia

双泉堡

É com enorme prazer e orgulho que o ESTILHAÇOS apresenta, nesta edição de 2014, uma curta fotográfica de Sofia Mota.

Diretamente de Pequim, uma visão muito pessoal das terras do oriente.

 

shaungquanbao
双泉堡
shuāngquánbǎo
” o forte das duas fontes “

双泉堡, ou ” forte/castelo das duas fontes ” (que logo aqui começa por ser uma tradução possível do nome do lugar), nasce enquanto história imaginada do quotidiano de um espaço humano .

Aqui, também a vida começa cedo…traz com ela o trabalho, a alegria e as dores dos grandes e pequenos . ..as famílias e o pão de cada dia… Os vícios e os humores… Um lugar comum…sem dúvida..tão comum quanto singular.

É neste “castelo”… De onde a existência brota a cada segundo, um forte, entre os muitos que vivem escondidos por esta Pequim efervescente… Que é criada esta história imaginada, numa espécie de apropriação visual entre o paradoxo e o quotidiano.

Uma história imaginada, Sim!! Não poderia ser de outra forma…carente de voz e de ouvido…só os olhos permitiram reconstruir esta narrativa, que também tão somente com os eles poderá ser lida..sem pré conceitos, sem referência …livre!

Acabada de aterrar numa Pequim tão imensa quanto diversa , esta NÃO é uma representação da mesma, é tão somente de um dos múltiplos e diversos lugares que por cá se encontram… Este, em particular … Numa abordagem que mais que imagens, procurou, no anonimato, uma pitada das vidas e paradoxos de todos os dias, aqui, onde a vida começa mais cedo !

O resto? O resto, fica ao vosso critério !