cinemaconcertoestilhaçosilustraçãomúsica

“Estilhaços” no ESTILHAÇOS

estilhacos_de_cesariny__cinema_sao_jorge_c_graziela_costa_04

Estilhaços é nome do projeto de Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael, músicos dos Mão Morta, que em 2004 conceberam um espetáculo de spoken word, a partir dos textos do livro homónimo de Luxúria Canibal. O projeto cresceu para passar a contar, além do piano e programações de António Rafael, com o contrabaixo de Henrique Fernandes e a guitarra de Jorge Coelho.

Depois de uma aventura surrealista, com “Estilhaços e Cesariny”, em que aos textos de Adolfo Luxúria Canibal se somam poemas de Mário Cesariny, surge-nos agora “Estilhaços Cinemáticos”, o terceiro disco do projeto e, simultaneamente, o espetáculo que o ESTILHAÇOS (desta feita a iniciativa homónima que a Fade In e a ecO co-produzem) tem a honra de apresentar, no dia 23 Novembro de 2014.

Estilhaços Cinemáticos é um espetáculo construído por Adolfo Luxúria Canibal sobre a coleção de livros de ilustração: “Fitz…” (Filipe Abranches), “Sétimo Selo” (Jorge Nesbitt), “Ângulo Morto” (João Fazenda), “Espírito da Colmeia” (Luís Henriques), “A Valquíria e o Inominável” (Miguel Rocha), “Dead Man” (António Gonçalves), “O Percutor Harmónico” (André Lemos), e “Eu Não Reino” (Pedro Nora).

Estes livros, por sua vez, baseiam-se nos filmes “Fitzcarraldo” (Werner Herzog), “Det Sjunde Inseglet” (Ingmar Bergman), “Vertigo” (Alfred Hitchcock), “El Espiritu de la Colmena” (Victor Erice), “El Angel Exterminador” (Luis Buñuel), “Dead Man” (Jim Jarmush), “C’Era Una Volta Il West” (Sergio Leone) e “Vai e Vem” (João César Monteiro).

É esta nova incursão de poesia-música-ilustração-cinema que o Estilhaços propõe e que o ESTILHAÇOS apresenta, não sendo de surpreender, naturalmente, que o grupo percorra algum do repertório dos discos anteriores.

 

Estilhaços Cinemáticos

  • ADOLFO LUXÚRIA CANIBAL . Voz
  • ANTÓNIO RAFAEL . Piano e Programação
  • HENRIQUE FERNANDES . Contrabaixo
  • JORGE COELHO . Guitarra

Teatro Lúcio da Silva, Leiria
23 Novembro 2014