fotografiapunctum

Punctum – FAQs

Aqui fica uma lista das perguntas mais frequentes relativas ao Punctum.
Alguma questão adicional contacta-nos para contacto.eco@gmail.com ou visita o facebook da Punctum.

FAQ1: Como posso participar?
Loja: fazer parte do grupo de estabelecimentos comerciais do centro que terão 1 fotografia da exposição, no seu interior ou exterior, conforme os casos
Cidadã(o): ter uma fotografia relativa a 1 loja, que transmita a identidade única dessa loja. Essa fotografia será resultado de avaliação pelo Fotógrafo João M. Gil (Alma Lux Photographia) e pela Associação ECO. Essa fotografia tem que ser entregue com indicação do local (rua e número), nome da loja e o título da fotografia.

FAQ2: A Punctum é um concurso?
A Punctum não é um concurso. É uma exposição à qual se chama todo e toda o/a cidadã(o) que tenha uma máquina fotográfica e queira ver a sua fotografia exposta, desde que registe a identidade de 1 loja de forma especial. Será contudo sujeita a apreciação por parte do João M. Gil e da ECO.

FAQ3: A Punctum é só para fotógrafos e fotógrafas?
A Punctum não é só  para fotógrafos ou fotógrafas. É para toda a gente, todas as idades, credos, profissões ou “hobbies”. O relevante é participar com 1 ou mais fotografias que registem a identidade de 1 loja ou mais de forma especial.

FAQ4: Como entrego as minhas fotos?
Depois dia 8 junho (data do início da recolha de fotografias e contacto com as lojas, com a “No Coração da Cidade” organizado pela ECO), as fotos poderão ser enviadas para contacto.eco@gmail.com. Cada foto terá que ser entregue com a identificação do autor e título da fotografia, nome e morada do estabelecimento em questão. Todos os direitos de autor serão respeitados e apenas se pedirá autorização para imprimir e usar as fotografias selecionadas na exposição. Haverá, naturalmente, um Regulamento Público onde isto estará claro.

FAQ5: Outras Associações ou Instituições podem colaborar?
Claro que sim. A porta está aberta a todas as colaborações, como “Dinamizadores Locais” ou “Dinamizadores Nacionais” ou mesmo “Patrocinadores”. Contudo, há bases claras na criação da Punctum, que são intocáveis: o funcionamento “de baixo para cima” e não “de cima para baixo”, a única dependência é das lojas que recebem a exposição, o processo criativo é totalmente independente de qualquer estrutura “de cima”, o projeto é de baixo custo e sem fins-lucrativos. A participação cívica a que se apela é à das pessoas, da raiz de tudo.
Outras Associações ou Instituições devem contactar o João M. Gil ou a ECO no caso de quererem colaborar.

FAQ6: Onde vão estar expostas as fotografias?
Estarão nas lojas ou qualquer estabelecimento comercial do centro que queira fazer parte da “Sala de Exposições” que serão as ruas e lojas do Centro Histórico. O objetivo é entrar no estabelecimento, admirar a fotografia exposta, interagir, e depois circular para outro estabelecimento da Exposição. Haverá um mapa, com indicação dos locais e do circuito sugerido.

FAQ7: Até quando tenho que entregar as minhas fotografias para a Punctum?
O prazo final para entrega é 30 de Setembro.  Deve ser enviado um jpg com 300dpi para contacto.eco@gmail.com, acompanhado de: identificação do participante, identificação do estabelecimento comercial, localização do estabelecimento comercial e título da fotografia.

FAQ8: Quais são as datas relevantes?
O evento “No Coração da Cidade” marca o ínicio da concretização da “Punctum | fotografia pelas ruas” a 8 Junho.
A Punctum termina em Novembro/Dezembro com a exposição, começando as  atividades e anúncio agora em Junho. As fotografias dos participantes poderão ser entregues até 30 de Setembro.