18 DEZEMBRO 2013
O Desaparecimento das Abelhas
de Maryam Henein e George Langworthy
narrado por Ellen Page
90 minutos, EUA, 2009
Teatro Miguel Franco, Leiria, 21h30
As abelhas têm desaparecido misteriosamente do planeta.
Conhecido como “Síndrome do Colapso de Colmeia”, este fenómeno colocou os apicultores em crise numa indústria responsável por produzir maçãs, brócolos, melancias, cebolas, cerejas e centenas de outros frutos e vegetais. As abelhas melíferas polinizam colheitas que fazem parte de uma em cada três dentadas que damos à mesa.
Este documentário segue os apicultores David Hackenberg e Dave Mendes enquanto se esforçam para manter as suas abelhas saudáveis e cumprir os contratos de polinização nos EUA. O filme explora as dificuldade que eles enfrentam enquanto levam o seu caso ao Congresso e atravessam o oceano Pacífico na tentativa de protegerem as suas abelhas.
Filmado nos EUA, na Europa, na Austrália e na Ásia, este documentário examina o alarmante desaparecimento das abelhas e o que isso significa na relação entre a Humanidade e a Natureza.
Enquanto os cientistas tentam saber a causa, os apicultores orgânicos indicam razões alternativas para esta perda trágica. As opiniões contrárias abundam, e após anos de pesquisa, ainda não foi encontrada uma resposta definitiva para este mistério angustiante.