cinANTROPdocumentário

cinANTROP 2015

cinantrop

O cinANTROP – Festival Internacional de Cinema Etnográfico e Documental de Portugal decorre de 28 de abril a 2 de maio de 2015, em 4 concelhos da Alta Estremadura (Batalha, Leiria Marinha Grande e Ourém), prosseguindo em junho, no Cinema City de Alvalade, em Lisboa.

cinANTROP é o primeiro festival de cinema etnográfico da Península Ibérica. Iniciado em 2013, o seu director, Bruno Gaspar, inspirou-se na vida e obra de António Campos para definir a índole do festival.

O objectivo é contribuir para a valorização da identidade dos povos, através do cinema português e internacional.

A ecO – Associação Cultural de Leiria respondeu positivamente ao convite do cinANTROP, para escolher um documentário, a incluir na sua programação. “Transmontanos” de Neni Glock, foi o seleccionado.

A sessão de abertura do cinANTROP 2015, apresentará o referido documentário, bem como “Hanburg-Alentejo”, também do mesmo autor.

Toda a informção acerca do cinANTROP está disponível em:
facebook.com/Cinantrop
cinantrop.blogspot.pt

SESSÃO CONVIDADOS
1 maio
Teatro Miguel Franco – Leiria

Outras gentes da Praia da Vieira,
ecO, Portugal, 2013, 2´30”
Em 2013 nasceu o cinANTROP. A organização convidou várias associações culturais da cidade de Leiria para participarem neste evento. A ecO aceitou o convite e colaborou com uma exposição de fotografia que decorreu no m|i|mo. Desta vez, vamos exibir algumas dessas fotos sobre as gentes da Praia da Vieira que ainda se fazem ao mar. António Campos, o realizador leiriense que homenageamos em todas as edições, com a entrega de um prémio com o seu nome,  também as registou com a sua câmera.

Cartaz Cinantrop - Transmontanos
Transmontanos,
Neni Glock, Brasil, 2011, 55´
Cenários de desertificação. Duas histórias distintas em Trás os Montes no Portugal profundo. Uma aldeia que está a desaparecer e outra que ganha um novo impulso.
Em Cubas, os pássaros e a criação são testemunhas da solidão do único casal residente. Toda a gente foi embora.
Em Cerdedo, a história era a mesma, o abandono quase sem volta. Porém, um jovem emigrante regressa com mulher e dois filhos, trazendo a esperança de continuidade.

Hamburg – Alentejo,
Neni Glock, 2012, 54´Cartaz_Cinantrop_Alema_es
O acidente atómico em Chernobyl na Ucrânia em 1986, além das perdas humanas, transformou a vida de milhares de pessoas, também nos países vizinhos como a Alemanha. Muitos foram os que deixaram suas terras com receio dos ventos e chuvas radiotivas e saíram em busca de novos ares.
O Alentejo, em Portugal, foi um dos destinos de eleição de um grupo destas pessoas, na sua maioria amantes da filosofia hippie.