cinemaCinema Vadiovídeoworkshop

cinema à la minute

Cinema_La_Minute_cartaz

Integrado na programação do Cinema Vadio, a ecO apresenta um workshop de introdução à captação e edição de imagem.

CINEMA “À LA MINUTE”
– introdução à captação e edição de imagem –
por Arlindo Cid

19 Setembro 2015
13h30 – 18h00

O objectivo do workshop CINEMA “À LA MINUTE” é a produção de um pequeno vídeo com 1 minuto de duração. Para esse efeito, numa primeira parte do workshop, são apresentados os conceitos teóricos básico necessários para a captação de imagem com um Câmara Reflex (DSLR) e posterior edição. A segunda parte consiste na edição vídeo das filmagens realizadas.

Parte teórica:
Tipos de planos
Regra dos terços
Raccord
Regra dos 180º e dos 30º
Filmar com uma DSLR (lentes, profundidade de campo, diafragma, iso, obturador)
Edição de pequenos vídeos

Parte prática
Recolha de imagens, no terreno
Edição do vídeo de 1 minuto

Arlindo Cid:
Nascido em Leiria em 1977, Arlindo  foi para o Porto aos 18 anos para estudar Tecnologias da Comunicação Audiovisual.  No último ano do bacharelato, em 1998, começou a trabalhar no departamento de fotografia, tratamento e arquivo de imagem, do jornal “A BOLA”, no Porto. Nesse mesmo ano começa também a trabalhar como operador de EVS para a empresa Medialuso, e enquanto freelancer desempenha essa função até 2003, participando em inúmeras transmissões televisivas de eventos desportivos. Em 2001, fez também parte da equipa que arrancou, no Porto, com o canal regional, NTV, no qual trabalhou enquanto diretor de TV até 2003, ano em que transita para a RTP como realizador de informação, cargo que exerceu até meados de 2013.
Pelo meio (2004) licenciou-se em Comunicação Social na ESEC em Coimbra e mais tarde (2010) concluiu o mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Produção e Realização, na ESMAE, no Porto.
Desde 2011 que leciona a disciplina de vídeo na ESMAE.
Agora vai tentar ajudar-vos a fazer um pequeno filme em pouco tempo. ‘Bora lá que o tempo já está a contar!

inscrições (limitadas) até 13 Setembro
material necessário: Câmara DSLR
associados ecO | Os Vizinhos : €8
não associados: €10